LIDERANÇA
Dificilmente existe algo como um “líder nato”. A liderança é um atributo adquirido que começa cedo na escola e no recreio. Com o passar do tempo, a educação, os empregos e as experiências de vida moldam a filosofia e a psicologia de um líder.
Seis estilos de liderança diferentes foram descritos pelo psicólogo Daniel Goleman:
1.O líder visionáriomobiliza a equipe em direção a uma visão comum e foca nos objetivos finais, deixando os meios para cada indivíduo. Se esse estilo fosse resumido em uma frase, seria “Venha comigo”. Este estilo funciona melhor quando a equipe precisa de uma nova visão porque as circunstâncias mudaram ou quando orientação explícita não é necessária. Não é a melhor opção quando o líder trabalha com uma equipe de especialistas que sabem mais do que ele.
2.O líder afiliadocria conexões entre as pessoas e, portanto, harmonia dentro da organização. É um estilo muito colaborativo que se concentra nas necessidades emocionais em detrimento das necessidades de trabalho. Se esse estilo fosse resumido em uma frase, seria “As pessoas vêm em primeiro lugar”. O estilo afiliativo funciona melhor em momentos de estresse, quando os colegas de equipe precisam se curar de um trauma ou quando a equipe precisa reconstruir a confiança.
3.O líder treinadordesenvolve pessoas para o futuro “Experimente isto.” O estilo de coaching funciona melhor quando o líder deseja ajudar os colegas de equipe a desenvolver forças pessoais duradouras que os tornem mais bem-sucedidos em geral. É menos eficaz quando os colegas de equipe não estão dispostos a mudar ou aprender, ou se o líder não tiver proficiência.
4.O líder democráticoconstrói consenso através da participação. Se esse estilo fosse resumido em uma frase, seria “O que você acha?” Esse estilo é mais eficaz quando o líder precisa que a equipe aceite uma decisão, plano ou meta, ou se ele precisa de ideias novas de colegas de equipe qualificados. Não é a melhor escolha numa situação de emergência ou quando os colegas de equipa não estão suficientemente informados para oferecer orientação suficiente ao líder.
5.O líder pioneirocria desafios e objetivos estimulantes para as pessoas, esperando excelência e muitas vezes exemplificando-a eles próprios. Eles identificam os que têm desempenho ruim e exigem mais deles. Se esse estilo fosse resumido em uma frase, seria “Faça como eu, agora”. O estilo inovador funciona melhor quando a equipe já está motivada e qualificada e o líder precisa de resultados rápidos. Usado extensivamente, no entanto, esse estilo pode sobrecarregar os membros da equipe e reprimir a inovação.
6.O líder comandanteexige conformidade imediata “Faça o que eu digo.” Este é o modelo clássico de liderança de estilo “militar” – provavelmente o mais utilizado, mas o menos eficaz. Como raramente envolve elogios e frequentemente emprega críticas, prejudica o moral e a satisfação no trabalho. No entanto, pode ser eficaz em tempos de crise ou durante uma emergência real. Esse estilo também pode ajudar a controlar um companheiro de equipe problemático quando todo o resto falhou. No entanto, deve ser evitado em quase todos os outros casos.
Existem vários outros estilos, incluindo líder colaborativo (veja a próxima seção para saber mais sobre esse estilo), líder burocrático (focando em todas as regras), líder orientado a tarefas (focado em realizar o trabalho), líder transformacional (inspirador por esperar o melhor de todos e de si mesmos), etc.
Muitas vezes associamos a liderança a um papel muito visível e popular que confere reconhecimento e estatuto, no entanto um líder de sucesso pode ter características bastante opostas.
Alguns grandes líderes mundiais como M.K. Gandhi e Abraham Lincoln sempre colocaram sua visão à frente de seus egos. Eles pareciam pessoas tímidas e indefesas em seu maneirismo e fala, mas dificilmente o eram quando se tratava de ações. Isso às vezes é chamado de liderança de nível 5. Os líderes de nível 5 são modestos, mas destemidos, e possuem a capacidade de transformar uma organização de boa em excelente.
BENEFÍCIOS DELIDERANÇA COLABORATIVA
A liderança colaborativa é uma fonte cada vez mais vital de vantagem competitiva nos atuais ambientes de negócios altamente interligados, baseados em equipes e orientados para parcerias. Para um empreendedor social ou uma ONG, a liderança colaborativa é definitivamente uma abordagem que vale a pena considerar.
Os líderes colaborativos procuram frequentemente uma multiplicidade de opiniões e ideias entre colegas para resolver problemas e definir estratégias. Devido a esta liderança de trabalho conjunto, o pessoal torna-se mais empenhado, autoconfiante e mais predisposto a assumir a responsabilidade pelas suas tarefas.
Adaptado de: Collaborative lead training co.
Uma atitude colaborativa em relação à liderança em uma equipe ou organização tem muitas vantagens:
- As pessoas estão mais dispostas a assumir responsabilidades
- Um ambiente aberto promove um fluxo livre de ideias e as soluções são melhores do que aquelas tomadas por um único líder
- Liderança colaborativa constrói confiança entre os membros da equipe
- Eliminação da competitividade destrutiva interna, conseguindo assim um melhor trabalho em equipe
- Entendimento comum doorganizaçãopropósito e envolvimento mais forte.
- Maior fidelidade dos funcionários
- Criando futuros líderes colaborativos dentro da organização
HABILIDADES DE LIDERANÇA
As habilidades de liderança são muito procuradas, pois envolvem lidar com as pessoas de forma a motivar, entusiasmar e construir respeito.
Embora a capacidade de liderar eficazmente dependa de uma série de competências essenciais, diferentes líderes têm características e estilos muito diferentes.
Há uma série de competências que a maioria dos líderes possui ou – mais frequentemente – ainda está a desenvolver, incluindo:
- Pensamento estratégico
- Auto confiança
- Motivação
- Inovação
- Flexibilidade
- Tomando uma decisão
- Comunicação
Parte da liderança é aceitar a necessidade de melhoria contínua e desenvolvimento de uma mentalidade de aprendizagem. Confira as outras fichas informativas da SPORTS INC para saber mais sobre as diferentes habilidades que são essenciais na liderança!
COMO AUMENTAR SUAS HABILIDADES DE LIDERANÇA
Como você pode desenvolver suas habilidades e estilo de liderança? Aqui estão 6 etapas que você pode seguir:
Passo 1.Identifique seu estilo de liderança preferido
Considere fazer o testehttp://www.skillsyouneed.com/ls/index.php/325444
Passo 2. Identifique e desenvolva seus pontos fortes
Mesmo que você tenha um estilo de liderança preferido, provavelmente também possui outras habilidades valiosas. Você pode perguntar a seus colegas ou amigos o que eles acham que são as melhores coisas sobre sua liderança. Jogar com seus pontos fortes é importante!
Etapa 3.Trabalhe em seus pontos fracos
Agora você precisa pensar e desenvolver os estilos nos quais você é menos bom. Observar e aprender com os outros é uma boa maneira de aprender. No início, quando você tenta algo que viu outra pessoa fazer, vai parecer que está “copiando” e pode parecer pouco natural, mas persevere. Assim como um ator, você precisará ensaiar seu novo papel até que ele surja naturalmente.
Passo 4.Desenhe nos outros
Ao trabalhar no desenvolvimento de sua liderança, você pode contar com a ajuda de outros membros de sua equipe para avançar quando necessário. Observe quem em sua equipe tem as habilidades e estilos que você considera particularmente difíceis e incentive-os a assumir a liderança quando o estilo deles for mais apropriado que o seu. Os melhores líderes criam outros líderes, não seguidores.
Passo 5. Faça algo diferente
Pense em qual estilo você acha mais difícil. Pense em como você diria as coisas se estivesse trabalhando nesse estilo e pratique dizê-las dessa maneira. Encontre maneiras que ainda soem como você, mas nesse estilo. Por exemplo, algumas pessoas acham mais fácil dar comandos se eles soarem engraçados. Trata-se de reconhecer o seu ponto de partida, bem como onde você deseja chegar.
Etapa 6. Busque feedback
Peça a outras pessoas que lhe dêem feedback sobre como você se sentiu quando você se comportou de maneiras diferentes. Pode ser difícil ouvir parte do que eles dizem, então não pergunte a menos que você realmente queira saber e lembre-se de não levar para o lado pessoal. Aceite-o e decida se deseja agir de acordo ou não.